A compreensão humana não é um exame desinteressado, mas recebe
infusões da vontade e dos afetos; disso se originam ciências que
podem ser chamadas ciências conforme a nossa vontade.
Pois um homem acredita mais facilmente no que gostaria que
fosse verdade. Assim, ele rejeita coisas difíceis pela impaciência
de pesquisar; coisas sensatas, porque diminuem a esperança;
as coisas mais profundas da natureza, por superstição;
a luz da experiência, por arrogância e orgulho; coisas que não
são comumente aceitas, por deferência à opinião do vulgo.
Em suma, inúmeras são as maneiras, e às vezes imperceptíveis,
pelas quais os afetos colorem e contaminam o entendimento.
FRANCIS BACON
infusões da vontade e dos afetos; disso se originam ciências que
podem ser chamadas ciências conforme a nossa vontade.
Pois um homem acredita mais facilmente no que gostaria que
fosse verdade. Assim, ele rejeita coisas difíceis pela impaciência
de pesquisar; coisas sensatas, porque diminuem a esperança;
as coisas mais profundas da natureza, por superstição;
a luz da experiência, por arrogância e orgulho; coisas que não
são comumente aceitas, por deferência à opinião do vulgo.
Em suma, inúmeras são as maneiras, e às vezes imperceptíveis,
pelas quais os afetos colorem e contaminam o entendimento.
FRANCIS BACON
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