quinta-feira, 29 de abril de 2010

Conta-se que havia uma ilha, que ficava em Algum Lugar, em que os habitantes desejavam intensamente ir para outra parte e fundar um mundo mais sadio e digno. O problema é que a arte e a ciência de nadar e navegar ainda não tinham sido desenvolvidas - ou talvez tivessem há muito esquecidas. Por isso, havia habitantes que simplesmente se nagavam a pensar nas alternativas à vida na ilha, enquanto outros tentavam encontrar soluções para os seus problemas, sem preocupar-se em recuperar o conhecimento de como cruzar as águas. De vez em quando, alguns ilhéus reinventavam a arte de nadar e navegar. Também de vez em quando chegava a eles algum estudante, e então acontecia um diálogo assim:

- Quero aprender a nadar.

- O que quer fazer para conseguir isto?

- Nada. Só quero levar comigo uma tonelada de repolho.

- Que repolho?

- A comida que vou precisar no outro lado, ou seja lá onde for.

- Mas há outras coisas pra comer no outro lado.

- Não sei o que quer dizer. Não tenho certeza. Tenho que levar meu repolho.

- Mas assim não vai poder nadar. Uma tonelada de repolho é uma carga muito pesada.

- Então não posso aprender. Para vc, meu repolho é uma carga. Para mim, é um alimento essencial.

- Suponhamos que - como numa alegoria - os repolhos representem ideias adquiridas, pressupostos ou certezas.

- Hum... Vou levar meus repolhos para onde haja alguém que entenda as minhas necessidades.


( A Árvore do Conhecimento - Humberto Maturana)

Nenhum comentário:

Postar um comentário